Mauro Ferreira no G1

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domingo, 27 de maio de 2012

Caixa com os álbuns dos Los Hermanos permite avaliar a influência do grupo

Resenha de caixa de CDs
Título: Los Hermanos
Artista: Los Hermanos
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * * *

 Alvo de culto fervoroso entre tribos de fãs de várias idades, o grupo carioca Los Hermanos formatou em  seus quatro álbuns de estúdio um som que cresceu, apareceu e se tornou uma das maiores influências da música produzida no Brasil ao longo dos anos 2000. Ora embalados em caixa no formato de miniLPs, à qual foi acrescentado o DVD Los Hermanos na Fundição Progresso 09 de junho de 2007 (Sony Music, 2008), os quatro CDs do grupo permitem avaliação dessa influência se analisados em perspectiva nestas reedições que nada acrescentam às edições originais (os álbuns foram encaixotados sem faixas-bônus e sem passar por processo de remasterização para faturar com a volta da banda à cena). A rigor um alien na discografia da banda, o primeiro álbum, Los Hermanos (Abril Music, 1999), jamais deu a pista certa da importância que o grupo adquiriria na próxima década. Nesse disco seminal, o Los Hermanos - então um quinteto, já que contava também com o baixista Patrick Laplan em sua formação - quase soou como mais um grupo de rock pesado. Que talvez até tivesse passado despercebido na época se a pop Anna Julia (Marcelo Camelo) não tivesse se tornado um hit radiofônico de repercussão nacional. Mas é fato que Primavera (Marcelo Camelo) já apresentava a melancolia que o grupo iria depurar a partir de seu segundo álbum - assim como Pierrot (Marcelo Camelo), música hoje sempre esperada em shows pela multidão de fãs fanáticos, já sinalizava a supremacia de Camelo como compositor do grupo. De todo modo, foi no álbum posterior, o já histórico Bloco do eu sozinho (Abril Music, 2001), que a banda começou a delinear sua identidade, às voltas com a decepção da diretoria da Abril Music, que cobrava um segundo disco nos moldes do primeiro. Só que, em vez de nova Anna Julia, os Hermanos - agora já sem Patrick Laplan e com a formação que se tornaria clássica (Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante, Rodrigo Barba e Bruno Medina) - apresentaram um som bem mais melancólico com elementos de samba. Lançado de início sem repercussão, Bloco do eu sozinho foi sendo progressivamente seguido por tribo fiel que, ao longo dos anos, se transformou nas multidões que ora acompanham o quarteto com devoção religiosa na turnê nacional que comemora as 15 primaveras da banda neste ano de 2012. Nessa folia tristonha, Rodrigo Amarante já apareceu mais como compositor em Sentimental, mas foram de Camelo as músicas - Casa pré-fabricada e Veja bem meu Bem - que ganhariam o público e as vozes de cantoras como Maria Rita e Roberta Sá, ambas também despontando na década. Ventura (BMG, 2003) sedimentou a conexão de rock e MPB dos Hermanos. A produção de Kassin deu o tom da música brasileira a partir de então - tanto que Kassin se tornaria o produtor mais requisitado dos anos seguintes, prestígio que perdura ainda hoje. E não foi surpresa o fato de a junção do quarteto com Kassin se revelar tão acertada, já que o produtor integrou a subestimada banda dos anos 90 Acabou La Tequila, influência assumida do hoje influente Camelo, então novamente dominando o cancioneiro do grupo com temas como Samba a dois, A outra (composta sob buarquiana ótica feminina), Cara estranho, O vencedor, Conversa de botas batidas e Além do que se vê. Derradeiro álbum de estúdio da banda, 4 (BMG, 2005) flagra os Hermanos mais introspectivos, mais para a MPB do que para o rock que havia sido o mote de seu som inicial. Já havia dissimulada rivalidade entre Camelo e Amarante (em boa forma como compositor de músicas como O vento e Condicional) como autores. De todo modo, cada um seguiu seu caminho quando a banda surpreendeu o universo pop nacional ao anunciar em 2007 seu recesso por tempo indeterminado, quebrado periodicamente para apresentações como os shows invariavelmente lotados da atual turnê que vem mobilizando tribos de todo o Brasil, num indício de que a (imensurável) influência do som dos Los Hermanos permanece imensa - maior do que nunca.

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Alvo de culto fervoroso entre tribos de fãs de várias idades, o grupo carioca Los Hermanos formatou em seus quatro álbuns de estúdio um som que cresceu, apareceu e se tornou uma das maiores influências da música produzida no Brasil ao longo dos anos 2000. Ora embalados em caixa no formato de miniLPs, à qual foi acrescentado o DVD Los Hermanos na Fundição Progresso 09 de junho de 2007 (Sony Music, 2008), os quatro CDs do grupo permitem avaliação dessa influência se ouvidos e analisados em perspectiva. A rigor um alien na discografia da banda, o primeiro álbum, Los Hermanos (Abril Music, 1999), jamais deu a pista da importância que o grupo adquiriria na próxima década. Nesse disco seminal, o Los Hermanos - então um quinteto, já que contava também com o baixista Patrick Laplan em sua formação - quase soou como mais um grupo de rock pesado. Que talvez até tivesse passado despercebido se a pop Anna Julia (Marcelo Camelo) não tivesse se tornado um hit radiofônico de repercussão nacional. Mas é fato que Primavera (Marcelo Camelo) já apresentava a melancolia que o grupo iria depurar a partir de seu segundo álbum - assim como Pierrot (Marcelo Camelo), música hoje sempre esperada em shows pelos fãs fanáticos, já sinalizava a supremacia de Camelo como compositor do grupo. De todo modo, foi no álbum posterior, o já histórico Bloco do Eu Sozinho (Abril Music, 2001), que a banda começou a delinear sua identidade, às voltas com a decepção da diretoria da Abril Music, que cobrava um segundo disco nos moldes do primeiro. Só que, em vez de nova Anna Julia, os Hermanos - agora já sem Patrick Laplan e com a formação que se tornaria clássica (Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante, Rodrigo Barba e Bruno Medina) - apresentaram um som mais melancólico com elementos de samba. Lançado de início sem repercussão, Bloco do Eu Sozinho foi sendo progressivamente seguido por tribo fiel que, ao longo dos anos, se transformou nas multidões que ora acompanham o quarteto com devoção religiosa na turnê nacional que comemora as 15 primaveras da banda neste ano de 2012. Nessa folia tristonha, Rodrigo Amarante já apareceu mais como compositor em Sentimental, mas foram de Camelo as músicas - Casa Pré-Fabricada e Veja Bem Meu Bem - que ganhariam o público e as vozes de cantoras como Maria Rita e Roberta Sá, ambas também despontando na década. Ventura (BMG, 2003) sedimentou a conexão de rock e MPB dos Hermanos. A produção de Kassin deu o tom da música brasileira a partir de então - tanto que Kassin se tornaria o produtor mais requisitado dos anos seguintes, prestígio que perdura ainda hoje. E não foi surpresa o fato de a junção do quarteto com Kassin se revelar tão acertada, já que o produtor integrou a subestimada banda dos anos 90 Acabou La Tequila, influência assumida do hoje influente Camelo, então novamente dominando o cancioneiro do grupo com temas como Samba a Dois, A Outra (composta sob buarquiana ótica feminina), Cara Estranho, O Vencedor, Conversa de Botas Batidas e Além do que Se Vê. Derradeiro álbum de estúdio da banda, 4 (BMG, 2005) flagra os Hermanos mais introspectivos, mais para a MPB do que para o rock que havia sido o mote de seu som inicial. Já havia dissimulada rivalidade entre Camelo e Amarante (em boa forma como compositor de músicas como O Vento e Condicional) como autores. De todo modo, cada um seguiu seu caminho quando a banda surpreendeu o universo pop nacional ao anunciar em 2007 seu recesso por tempo indeterminado, quebrado periodicamente para apresentações como os shows invariavelmente lotados da atual turnê que vem mobilizando tribos de todo o Brasil, num indício de que a influência do som dos Los Hermanos permanece imensa - maior do que nunca.

Maria disse...

Passei a gostar do Los Hermanos a partir do Bloco mas o melhor pra mim é o Ventura! onde estão as melhores músicas como O Vencedor, A Outra, Conversa de Botas Batidas, Além do que se vê...

Vitor disse...

Ventura continua sendo a obra-prima do grupo

André disse...

O "Bloco do eu sozinho" é uma obra prima. Os caras são feras. Ansioso pelo CD solo do Amarante!

Carlos Lopes disse...

Gosto de todos, mas principalmente de 4, embora saiba que devo estar em minoria.